Ásia Revisitada – inspiração para inverno e verão

A inspiração na tradição e cultura asiáticas tomou conta de alguns desfiles de inverno do hemisfério Norte e também de verão aqui do Brasil. As referências estão presentes na estamparia, nos quimonos e Obi.

– Zac Posen: Com inspiração no Japão, o desfile estava recheado de jacquards com peônias, vermelho Japão e azul imperial, além das estampas a faixas Obi.

 

– Proenza Schouler: com inspiração nos quiimonos, Karatê e Yoko Ono a referência é asiática mas com um jeito de Nova York.

– Jason Wu: a inspiração foi a China, mas com três olhares diferentes – a China militar, a China histórica da dinastia Qing e a visão não autêntica da China por Hollywood nas décadas de 30 e 40.

– Dries Van Noten: estudou a iconografia japonesa, coreana e chinesa do Museu Victoria & Albert para reproduzir digitalmente algumas de suas estampas.

– Rag & Bone: onde a Índia e a Inglaterra se cruzam foi o ponto de partida para criar a coleção.

Já no Brasil, os desfiles de verão 2013 das grifes Triton e Oh, Boy! se inspiraram nas terras de lá:

– Triton: fugiu um pouco das características mais marcantes da cultura japonesa para se concentrar na vida urbana de Tóquio.

 

– Oh, Boy!: misturou vestimentas tradicionais japonesas à modernidade de Harajuku mais as roupas esportivas das cheerleaders e dos jogadores universitários. Figuras orientais como as garças e flores, as faixas tipo obi, os brincos em formato de leques e os “origamis” de panda dão a pegada oriental da coleção.

 

E a edição de setembro da Vogue Holanda (a mais importante do ano, como falamos aqui), destacou a tendência com um editorial chamado Eastern Promises, clicado por Marc de Groot:

 

 

Fontes: FashionGoneRogue, FFW, Fashionologie e Style.com

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s