Pela segunda vez, Vivienne Westwood participou do programa África Moda Ética, lançando em Milão, na semana passada, uma nova coleção de bolsas. Além de ensinar um ofício a homens e mulheres de Nairobi – Kenia, a coleção foi confeccionada com materiais reciclados como fios elétricos, sucatas, sacos plásticos e lonas de tendas, sempre na óptica de minimizar o impacto ambiental. A coleção chamada “Handmade with Love” em tradução literal, “feito à mão com amor” foi criada em colaboração com o International Trade Centre (ITC – parceiro de desenvolvimento para o êxito da exportação da pequena empresa em países em vias de desenvolvimento), Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Este programa está apoiando atualmente o trabalho de mais de 7.000 pessoas em comunidades marginalizadas do continente Africano e apoiando o trabalho de artesãos locais, permitindo-lhes fazer parte dos mecanismos internacionais de economia, dando apoio às populações mais pobres do mundo. Desta forma, permite o crescimento de um negócio sustentável que não crie dependência da ajuda econômica internacional, mas favorece o crescimento interno dessas comunidades.
Na área industrial de Nairobi, onde a coleção criada por Vivienne Westwood é produzida, esta colaboração permite aos artesãos desenvolver novas habilidades e gerar um aumento da produção e, conseqüentemente, mais trabalho para toda a comunidade. “Isto não é caridade, mas trabalho.”
As peças estão sendo vendidas na YOOX.com (infelizmente não entregam no Brasil). Clique para ver a coleção masculina e feminina. Aproveite para conferir um vídeo do projeto produzido por Juergen Teller, renomado fotógrafo e responsável pela campanha, e apreciem também as imagens belíssimas do Kenia.