Prada New York Epicenter

A loja da Prada em Nova York (Soho) é um espaço de 23.000 m2 que, além de boutique de luxo, é também uma galeria de arte. O espaço que pertenceu antes ao museu Guggenheim, oferece uma experimentação única de compra e é também um local para exibição de filmes, performances e palestras. A parede norte, que liga a Broadway com a rua Mercer, se oferece como um mural gigante onde a marca desenvolve o projeto chamado Wallpaper. Essa instalação, cujos temas e cores mudam anualmente, se transforma em um elemento de variedade e também de temporalidade. O papel de parede define o tema para a exposição que se infiltra nos espaços de toda a loja: vídeos em telas de plasma penduradas em trilhos entre os itens de vestuário, livros empilhados junto com sapatos e monitores interativos.

Fizemos uma seleção com algumas instalações e explicações delas (clique nas imagens para ampliar):

Vomit, 2001

O primeiro Wallpaper, projetado na ocasião da abertura do Epicentro, representa uma grande estampa floral. É composta de fragmentos de fotografias do corpo humano acompanhado de imagens de peças da marca.

China 2003

Pixels foi o tema explorado no terceiro wallpaper. A imagem é constituída de milhares de pessoas em um estádio na Coreia do Norte que, através de grandes folhas coloridas que têm em mãos, criam a ilusão de uma série de mulheres felizes.

Florid, 2007

Projetado em relação ao tema do desfile Primavera/Verão 2008, Florid representa uma mescla perversa entre os quadros de Hieronymus Bosch e as ilustrações de Aubrey Beardsley. A imagem retrata paisagens, florais, dragões e ninfas.

Annex, 2008

O projeto é um constante exercício de descontextualização: a imagem se confronta com o espaço. Nesta edição, o Wallpaper Annex foi hipercontextualizado enquanto se refere especificamente ao design do Epicentro, reconfigurando os movimentos arquitetônicos em “tromp-l’oeil” (técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica que mostra objetos ou formas que não existem realmente).

No Relief, 2009

Enquanto o wallpaper anterior experimentava com a ilusão da profundidade, o No Relief acrescenta a terceira dimensão à parede trazendo volume, seja em fragmentos de esculturas antigas, seja em peças da coleção, aplicados em um fundo liso.

Caryatides, 2011

A fonte de inspiração da coleção Primavera/Verão 2011 – Os Três Cavaleiros, a teatral Carmem Miranda e os cartazes de Art Déco dos filmes de Josephine Baker, se mesclam no Wallpaper Caryatides. Imagens formando colunas sobrepostas a um fundo barroco. Desenhos com elementos de natureza morta do século XVII, retratos da Art Déco e decorações arquitetônicas combinam-se com peças da coleção para criar um escudo heráldico.

Para ver todos os outros projetos, acesse o site da marca.

Fonte: site Prada

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