Com bastante tempo de antecedência, são lançados para o mercado da moda cadernos de tendência, feiras e sites que apontam direções – sejam elas de comportamento, tecidos, aviamentos, cores e estampas. Não para menos, percebe-se nas semanas de moda mundo afora, uma convergência de idéias, de cores e estilos. Fizemos uma pequena introdução para abordar um tema que é sempre presente na moda: as ditas “inspirações”, que muitos preferem chamar de cópias.
Já nos assustamos algumas vezes quando nos deparamos com uma estampa qualquer parecida com outra que criamos. É óbvio que temos exemplos claros de cópias e inspirações, mas é natural que muitas coisas acabem ficando parecidas quando a fonte em que se bebe é a mesma.
A estampa de bananas do post anterior surgiu assim: em agosto do ano passado, criamos a pedido da TopShop uma série de estampas de frutas. Os cadernos de tendências apontavam para essa idéias e eis que a TopShop optou pelas bananas. Já em setembro, a Prada desfilou a coleção em que as bananas foram um sucesso e outras marcas seguiram o mesmo caminho.
Não sejamos ingênuos porque sabemos que muitas marcas copiam descaradamente. Mas nem sempre tudo o que se vê é cópia.
Resolvemos fazer esse post, porque nos chamou a atenção uma estampa desfilada nesse último Fashion Rio pela Lenny (adoramos as peças dela!) que lembra ( muito!) uma estampa da Just Cavalli.
Vejam algumas comparações (algumas já bastante conhecidas) e tirem suas próprias conclusões!
To achando o blog muito LUXO! Beijos e parabens! Vou visitar sempre!
Pingback: Mais polêmica na estamparia! |